Shiatsu
O Shiatsu é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental e cuja missão principal é encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar.
Através da pressão, com as mãos e dedos, de pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar as nossas energias internas, para uma cura natural e progressiva. Aliás, Shiatsu é uma palavra japonesa que significa isso mesmo – pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”).
Recorrendo à pressão dos dedos, o Shiatsu trabalha em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), numa tentativa de equilibrar o fluxo da energia vital para a vida (o “ki” – que não vemos, mas sentimos), que pode estar bloqueado, em défice (“kyo”) ou em excesso (“jitsu”) no organismo. Ao normalizar o “ki”, devolve-se ao corpo a capacidade de se defender das doenças, garantindo assim, o seu funcionamento pleno. Isto é conseguido através dos movimentos manuais feitos nos cerca de 365 pontos de pressão, ou “tsubos”, que existem no corpo humano. Saiba que um meridiano com excesso de energia vai apresentar-se tenso e dolorido, enquanto um meridiano com falta de energia vai apresentar-se suave e indolor.
Seu principal objetivo é devolver ao doente elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de saúde, quer físico, quer emocional ou psicológico. Neste sentido, é mais correto afirmar que o Shiatsu não cura, mas ajuda a curar, até porque concentra todos os seus poderes curativos na saúde e não na doença.
Indicado para os seguintes tratamentos:
- Dores de costa/coluna/pescoço/ombros;
- Dificuldades emocionais (depressão, baixa autoestima);
- Stress/Tensão/Ansiedade;
- Cansaço/Fraqueza;
- Insônias;
- Distúrbios intestinais;
- Perturbações menstruais/TPM;
- Problemas reprodutivos (asma, bronquite, sinusite…);
- Constipações e tosse;
- Tensão muscular;
- Artrite;
- Lesões desportivas.
Quais os seus benefícios?
O Shiatsu funciona como catalisador no processo de cura, sendo que a cura não é uma experiência imediata, mas sim um percurso contínuo. São muitos os benefícios desta terapia holística, destacando-se uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhorias ao nível dos sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso. O objetivo é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio corpo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável.